Advertisement

Responsive Advertisement

Aniversário da Gretchen

 


A eterna rainha do rebolado, Gretchen, completando hoje mais um ano de vida. Nascida Maria Odete Brito de Miranda, no dia 29 de maio de 1959, na cidade do Rio de Janeiro, adotou o nome artístico, inspirado no título do filme Aleluia Gretchen.

Quando tinha 5 anos de vida, Gretchen ganhou um violão de presente e aprendeu sozinha a tocar o instrumento. Iniciou sua carreira, em 1976, como crooner da orquestra do Maestro Zaccaro. Em 1978, se apresentou no programa Show de Calouros, apresentado por Silvio Santos, cantando o sucesso da cantora Charo "Dance a little bit closer", chamando imediatamente a atenção do produtor musical Santiago Malnati, o Mister San, que procurava uma cantora que dançasse para lançar no Brasil, nos moldes da discoteca, ritmo marcante da época.

A jovem Maria Odete, foi então contratada pela gravadora Copacabana, gravando "Dance With Me", porém, como a gravadora também queria lançar um grupo musical infantil em ritmo de discoteca, Gretchen, a única maior de 18 anos, ao lado das suas irmãs Yara e Sula Miranda e também a amiga Paula, foi escalada pela gravadora, para lançar primeiro o grupo, assim, nasceu "As Melindrosas".

Alguns meses após o lançamento do LP Disco Baby a integrante Maria Odete deixa o grupo e parte para carreira solo como Gretchen. O lançamento do seu disco, se deu no Programa Carlos Imperial na extinta Rede Tupi. Imediatamente Gretchen estava em todos os programas de auditório da época.

Sim, ela ousou, causou, quando apareceu dançando e rebolando em plena ditadura. Foi e ainda é muito julgada, mas atrás dessa mulher, existe uma outra, que é mãe zelosa de 6 filhos, sendo 2 deles, filhos do coração, a superação da perda de um deles, que faleceu ainda bebê. Sim, ela quebra barreiras quando publicamente assume que ama incondicionalmente e aceita seu filho trans e principalmente, que isso não é uma escolha, é uma condição.

Conhecida por hits como Freak le Boom Boom, Conga, Conga, Conga e Melô do Piripipi, Gretchen também é compositora e autores como Roberto e Erasmo Carlos, Tim Maia, Jorge Ben Jor, Dalto e Claudio Rabello, também compuseram canções para que Gretchen gravasse.

Postar um comentário

0 Comentários