Advertisement

Responsive Advertisement

O câncer que vitimou Paula Borgo

 


SILENCIOSO | A jogadora de vôlei Paula Borgo, de 29 anos, faleceu nesta quinta-feira, 11, vítima de um câncer de estômago. A atleta descobriu o tumor em setembro de 2022 durante exames de rotina de pré-temporada, e parou de competir para fazer o tratamento. A notícia foi dada nas redes sociais pela mãe da atleta.


Paula Borgo também defendeu a seleção brasileira. Ela ganhou medalha de prata na Liga das Nações de 2019 e foi campeã mundial sub-23 em 2015.


De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse tipo de tumor, também chamado de câncer gástrico, é o sexto mais incidente no país, correspondendo a 3,1% de todos os novos casos de câncer esperados para os próximos três anos.


Especialistas afirmam que a doença é silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas específicos, porém, alguns sinais, como perda de peso e de apetite, fadiga, sensação de estômago cheio, vômitos, náuseas e desconforto abdominal persistente podem indicar a presença do tumor. Como esses também são sintomas de doenças benignas, como úlcera e gastrite, a recomendação é procurar um médico para uma investigação mais minuciosa.


Também podem ser sinais do câncer: dor quando o estômago é palpado; sangue nas fezes; e fezes escurecidas, pastosas e com odor muito forte.

#JornalOGlobo

Foto: Fivb/Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários