Advertisement

Responsive Advertisement

Praia de pititinga um paraíso no litoral norte potiguar

 


Praia de Pititinga

Pititinga é o nome de uma praia localizada em Rio do Fogo no estado do Rio Grande do Norte. Tem uma grade rede de pousadas bastante conhecida na região. Suas águas claras e limpas são um verdadeiro atrativo para a região.

Origem do nome:


Provavelmente o topônimo origina-se de uma corrutela do termo "piquitinga", uma espécie de sardinha verde e de grande valor econômico encontrado nessa praia.Na região central da Praia de Pititinga, situa-se o local denominado “Guaxinim”, em razão da barra do rio Guaxinim. “Guaxinim”, de guá-xinin (o que rosna, o rosnador, animal que rosna quando se lhe toca na cauda).


Aspectos:


É impossível traduzir todos os aspectos da paisagem de Pititinga pois sua beleza natural é tão exuberante que a arte jamais saberá reproduzir integralmente. A praia é circundada por baixas dunas e vasto coqueiral de grande extensão vertical, sempre animado pelo brilho do sol intensamente radioso. Próximo à “Ponta do Coconho”, ao sul da praia, o mar é revolto, mas atraente. Nesse trecho, há barreiras de areias alvas e pode-se vislumbrar, na maré baixa, o casco de um navio afundado, em 1805.


Histórico:


Povoação iniciada nos idos de 1790 por Manuel Gomes da Cruz, localizada no litoral norte do Rio Grande do Norte, já era citada em roteiros e mapas de navegação holandesa do século XVI.


Pititinga contava em 1832 com 33 fogos e 139 almas.


A igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, construída no início do século XX, ao longo do tempo sofreu três reformas sob as administrações de Maria Navegante, Salatiel Araújo e Wilson Cruz, respectivamente. Em 1930, Pititinga contava com 565 habitantes e 78 fogos.


No início dos anos 60 (séc. XX), o ex-deputado Stoessel de Brito e o ex-prefeito de Maxaranguape Abelardo Monteiro Bezerra de Melo, construíram as primeiras casas destinadas ao veraneio.


A Pititinga reverenciada nos versos de autoria do poeta e desembargador Wilson Dantas.


Diferentemente do que ocorre na vizinha praia de Maracajaú, a atividade turística ainda não chegou ao destino de Pititinga (situação existente no início do século XXI). Apenas a ASSEFAZ, hospeda associados servidores do Ministério da Fazenda


Registro:


Há um fato ocorrido nos idos de 1963, envolvendo o ataque de um cação a uma senhora que deixou de ir à Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes para se banhar nas águas de Pititinga. A vítima ferida gravemente pelo animal grande, e de forma alongada, fitou os olhos na torre da igreja de Nossa Senhora dos Navegantes e clamou pelo milagre da salvação. A mercê sagrada veio através da ação do pescador João Batista Baé, que travou luta com o peixe carnívoro, aniquilando-o com golpes de peixeira. Cumprindo promessa, a promitente passou a acompanhar, anualmente, o cortejo religioso da Santa Protetora dos pescadores. Afora esse acontecimento, não há relatos sobre a presença de tubarões em Pititinga.


PRAIA DO MUNICÍPIO DE RIO DO FOGO.


ACESSO – BR 101/RN 064.


DISTÂNCIA DE NATAL – 58 km.

Postar um comentário

0 Comentários