Advertisement

Nova variante do HIV circula em três estados do Brasil, diz estudo


 Pesquisa brasileira mostra que um novo subtipo do vírus HIV, causador da aids, foi identificado no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia


Pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Fiocruz descobriram uma nova subvariante do HIV em circulação no Brasil. A cepa, uma mistura genética dos subtipos B e C, foi encontrada em amostras de pessoas soropositivas no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Bahia. O estudo, publicado na revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, indica que a nova subvariante, chamada CRF146_BC, pode ter se originado em um paciente infectado com ambos os subtipos simultaneamente.

Embora o subtipo B seja o mais comum no Brasil, a nova variante possui maior presença do subtipo C e pode ter vantagens adaptativas. Até o momento, não há evidências de que a CRF146_BC seja mais transmissível ou altere a progressão para a aids. Os tratamentos antirretrovirais atuais permanecem eficazes contra essa variante.

A equipe da UFBA e Fiocruz continua monitorando o surgimento de novas variantes para fortalecer a vigilância da disseminação do HIV no país.

Postar um comentário

0 Comentários