Nesta terça-feira (18), o secretário municipal de Saúde, Geraldo Pinho, e o secretário-adjunto de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Timóteo Ribeiro, visitaram a UBS Dix-Sept Rosado para conhecer o trabalho do Projeto TeleNordeste e o médico Ramon Amaral, profissional com deficiência visual que atua na unidade.
O Projeto TeleNordeste, realizado pelo Ministério da Saúde por meio do Proadi-SUS, utiliza a telemedicina para ampliar o acesso a especialistas e reduzir o tempo de espera por consultas e diagnósticos. O programa beneficia pacientes em diversas áreas, como Cardiologia, Neurologia, Pediatria e Psiquiatria, e tem se mostrado essencial no diagnóstico precoce de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Durante o acolhimento, caso necessário, o médico agenda uma teleinterconsulta e acompanha o paciente em tempo real na consulta com um especialista. Segundo Ramon Amaral, a iniciativa tem sido fundamental para acelerar atendimentos e esvaziar a demanda reprimida. Ele também destaca que, apesar do preconceito inicial com a telemedicina, a aceitação aumenta quando os pacientes entendem que o médico local participa ativamente da consulta.
Ramon, que atua na unidade há seis meses pelo Programa Mais Médicos, é elogiado pela população pelo seu acolhimento. Ele reforça que sua deficiência visual não é uma limitação para exercer a medicina e pretende incentivar o teleatendimento para ampliar o cuidado às pessoas com deficiência.
Natal já conta com sete unidades participantes do Projeto TeleNordeste, e a previsão é treinar equipes de mais 19 unidades ainda este ano para expandir o serviço na cidade.
Foto: SMS
0 Comentários