A morte da linha O-19 deixa parte do Bom Pastor sem transporte coletivo
Desde maio de 2022, a população do bairro Bom Pastor, na zona Oeste de Natal, sofre com a falta de transporte coletivo. A antiga linha O-19 (Cidade da Esperança/Ribeira) foi devolvida pela empresa Guanabara à Prefeitura de Natal, encerrando décadas de serviço à comunidade.
A linha 19 era uma das mais tradicionais da cidade. Conhecida antigamente como Rocas/Quintas, ela interligava bairros importantes como Cidade da Esperança, Nazaré, Bom Pastor, Quintas, Alecrim, Cidade Alta e Ribeira, facilitando o deslocamento diário de centenas de moradores.
Com a chegada da pandemia da Covid-19, as medidas de restrição, o toque de recolher e a redução da frota de ônibus nas ruas contribuíram para o que muitos chamam de “a morte da linha O-19”. Desde então, parte do bairro Bom Pastor ficou sem atendimento direto de transporte público.
Moradores relatam grandes dificuldades. Muitos precisam caminhar longas distâncias até a Avenida Bom Pastor para pegar outro ônibus, enfrentando riscos de assaltos, inclusive nas primeiras horas da manhã. Outros saem mais cedo de casa para tentar aproveitar a transferência do cartão de passagem, o que torna a rotina ainda mais cansativa.
No fim de 2022, uma licitação chegou a conceder a operação da linha a dois permissionários. No entanto, o serviço durou pouco mais de 30 dias e foi abandonado, deixando novamente a população sem transporte.
Enquanto isso, os moradores criticam a Prefeitura por continuar oferecendo subsídios financeiros às empresas de ônibus, sem cobrar melhorias e o retorno integral das linhas que atendiam os bairros de Natal.
Fica aqui mais uma cobrança do Blog Kalahádio News, lembrando aos moradores do Bom Pastor e regiões vizinhas a importância de cobrar dos vereadores — aqueles em quem confiaram o voto — soluções reais para o transporte público da nossa cidade.

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