O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal) participou, nesta quarta-feira (29), de uma ação conjunta com o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem/RN) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/RN).
A operação contou com capacitação e orientação da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), com o objetivo de coibir o mercado ilegal de fios e cabos elétricos comercializados na capital.
Os fiscais do Procon Natal, acompanhados dos demais órgãos envolvidos, vistoriaram estabelecimentos comerciais no bairro do Alecrim, na zona Leste, e dois canteiros de obras de condomínios em construção, um na zona Oeste, no bairro de Cidade Nova, e outro na zona Norte, no bairro de Pajuçara.
Durante a ação, o diretor executivo da Abracopel demonstrou o uso de um megômetro, instrumento utilizado para testar a resistência de isolamento de sistemas elétricos, como fios, cabos, motores e transformadores. O equipamento aplica alta tensão e mede a resistência ao fluxo de corrente, permitindo identificar falhas, prevenir curtos-circuitos e garantir a segurança elétrica.
Com a demonstração, os fiscais observaram a amperagem e a quantidade de cobre existente nos fios comercializados. Em muitos casos, o produto chega a conter até 40% de alumínio misturado ao cobre, segundo o diretor da Abracopel, Edson Marinho.
A participação do Procon Natal tem como objetivo aprimorar o atendimento e a fiscalização voltados à proteção dos consumidores natalenses, além de combater o mercado ilegal de fios e cabos elétricos, que representa cerca de 30% dos produtos comercializados no país. Os cabos elétricos devem ser, obrigatoriamente, certificados pelo Inmetro, com número de registro válido, garantindo a segurança da população e evitando riscos de incêndios e desperdício de energia.
Foto: Magnus Nascimento

0 Comentários