Advertisement

Hospital Municipal de Natal segue fechado um ano após inauguração oficial

Um ano após a inauguração do primeiro bloco, o Hospital Municipal de Natal (São Padre Pio), no bairro de Cidade Satélite, na Zona Sul da capital, continua fechado ao público. A unidade, entregue em 30 de dezembro de 2024 pelo ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos), chegou cercada de promessas de atendimento moderno e humanizado, mas até hoje não recebeu um único paciente.


Enquanto isso, o Governo do RN retomou, em novembro, o processo de licitação do Hospital Metropolitano — previsto como uma das principais obras da rede estadual para desafogar o Hospital Walfredo Gurgel, referência em atendimentos de urgência e emergência no Estado —, com investimento estimado em R$ 200 milhões. Os dois projetos, anunciados e tidos como estratégicos para desafogar o sistema público de saúde, seguem sem data para funcionar.


O Hospital Municipal foi projetado para ser referência em atendimento clínico de média complexidade, composto por dois blocos principais. Na primeira etapa, a Prefeitura entregou o bloco logístico com 100 leitos, com equipamentos de imagem, laboratório, farmácia, refeitório e áreas administrativas. Até este ponto, a obra já havia consumido cerca de R$ 140 milhões.


Apesar do porte e do investimento, o hospital permanece fechado. A nova gestão municipal afirma que a estrutura entregue exige ajustes elétricos, hidráulicos, de climatização e de acessibilidade. Além disso, faltam equipamentos essenciais e insumos para que os leitos possam funcionar.


Nos últimos meses, representantes da gestão atual afirmaram que a unidade não está pronta para operar e que o município não tem recursos para abrir o hospital agora. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS Natal) contabiliza que, além da infraestrutura, seria preciso avançar na compra de equipamentos e na contratação de equipes completas para plantões médicos, enfermagem, apoio, limpeza, laboratório, imagem e assistência farmacêutica.


Fonte: Novo notícias

Postar um comentário

0 Comentários