O América pode ser alvo de denúncia no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD-RN) por uma possível irregularidade na utilização de atleta no Campeonato Potiguar. O caso envolve o lateral-direito Elias, que foi relacionado para os três primeiros jogos do Estadual mesmo estando inscrito com contrato amador, apesar de já ter completado 20 anos — o que é vedado pelo Regulamento Específico da competição.
De acordo com as normas do Campeonato Potiguar, atletas nessa faixa etária só podem atuar mediante contrato profissional. Elias completou 20 anos em outubro de 2025, mas, ainda assim, figurou na relação de jogadores do América nas partidas contra Potyguar Seridoense, Globo e Laguna, permanecendo no banco de reservas nos três confrontos.
Mesmo sem entrar em campo, a simples inclusão do atleta na súmula já configura infração. O artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) é claro ao estabelecer punição para o clube que “incluir na equipe, ou fizer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida”.
Caso o América seja punido, a penalidade pode ser severa. A previsão é de perda de três pontos por partida em que o atleta esteve relacionado, totalizando nove pontos. Além disso, os pontos conquistados nas vitórias desses jogos também seriam anulados, o que pode resultar em uma perda total de até 18 pontos na tabela do Campeonato Potiguar. O CBJD ainda prevê aplicação de multa, que pode variar de R$ 100 a R$ 100 mil.

0 Comentários