Segundo testemunhas, cerca de 10 animais foram vistos presos na areia. A população que presenciou o encalhe ajudou os animais a retornarem ao mar.
Vídeos gravados pelas testemunhas mostram os animais se debatendo na parte rasa da praia. Segundo a comerciante Aneci Moreira, que mantém uma barraca na praia, o fato surpreendeu as pessoas.
"Era na faixa de uns 10 golfinhos. A gente nunca tinha visto isso acontecer antes. Tartaruga aparece mais por aqui, por causa da desova", relatou.
Ainda de acordo com ela, bombeiros e pesquisadores foram ao local e recomendaram a população a devolver os animais ao mar imediatamente após o encalhe, como ocorreu.
De acordo com Daniel Solon, presidente do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam), que atendeu a ocorrência, o golfinho que morreu ainda estava vivo, na chegada da equipe de biólogos e médicos-veterinários, mas não resistiu.
O corpo do animal foi recolhido e passa por uma necrópsia nesta segunda-feira (5) para que os pesquisadores tentem identificar a possível causa do encalhe.
A equipe também continua o monitoramento do litoral, por causa da chance de um novo encalhe.
Solon afirmou que o animal é do grupo Stenella, mas os pesquisadores ainda deverão identificar a espécie exata.

0 Comentários