Advertisement

Injeção que previne a infecção por HIV é aprovada pela ANVISA


 A Anvisa aprovou o lenacapavir, primeiro medicamento injetável aplicado a cada seis meses capaz de prevenir a infecção pelo HIV com eficácia próxima de 100%. Desenvolvido pela farmacêutica Gilead Sciences e comercializado como Sunlenca, o remédio já havia sido autorizado nos Estados Unidos e na Europa e representa um avanço significativo nas estratégias de prevenção e tratamento do vírus.


O aval no Brasil contempla duas indicações: o uso como PrEP, para pessoas sem HIV a partir de 12 anos, e como tratamento para pacientes que vivem com o vírus e apresentam resistência a outras terapias. Diferente da PrEP oral, que exige comprimidos diários, o lenacapavir requer apenas duas aplicações por ano, o que pode facilitar a adesão e ampliar o alcance da prevenção combinada recomendada pela Organização Mundial da Saúde.


Apesar do potencial impacto em saúde pública, o medicamento ainda não tem previsão de lançamento nem preço definido no Brasil. A inclusão no SUS dependerá da definição de valores pela CMED e da avaliação da Conitec e do Ministério da Saúde. Nos Estados Unidos, o custo anual ultrapassa 28 mil dólares.

📸 Divulgação / Anvisa

#ATARDE

Postar um comentário

0 Comentários