Advertisement

MEC demite professor condensado por torturar aluno de 16 anos


 Após quase três anos de tramitação administrativa e judicial, o Ministério da Educação (MEC) decidiu pela demissão do professor Uilson Fernando Matter, acusado de t0rturar um estudante de 16 anos do Instituto Federal do Acre (Ifac), no campus de Xapuri, no interior do estado.


A decisão foi oficializada nessa quinta-feira (22/1), com a publicação do despacho ministerial no Diário Oficial da União.


O afastamento definitivo do servidor ocorre após a conclusão do processo administrativo disciplinar conduzido pelo Ifac e analisado pelo MEC.


O relatório final da comissão de inquérito foi acolhido pelo ministro Camilo Santana, que também seguiu os pareceres da corregedoria e da consultoria jurídica da pasta.


O documento valida todos os atos praticados durante a apuração e determina a exclusão do professor do quadro da instituição.


No campo criminal, Uilson Fernando foi condenado, em agosto de 2024, a quatro anos de prisão por t0rtura, em julgamento realizado na Comarca de Xapuri.


A pena foi fixada inicialmente em regime fechado, mas atualmente ele cumpre o restante em regime semiaberto, com monitoramento eletrônico. A defesa do professor foi procurada, mas não havia se manifestado até a última atualização desta reportagem.


➡️ metropoles

🤳 Reprodução

Postar um comentário

0 Comentários