Advertisement

Morre terceiro golfinho após encalhe em massa em praia da Grande Natal


 Chegou a três o número de golfinhos mortos após um encalhe em massa registrado no último domingo (4) na praia da Redinha Nova, em Extremoz, na Grande Natal. O terceiro caso foi registrado nesta terça-feira (6), com o aparecimento de um animal morto na mesma praia.

Uma equipe do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam) foi ao local durante a manhã e recolheu o corpo para passar por necrópsia. Os pesquisadores acreditam que os três golfinhos mortos faziam parte do mesmo grupo.


A primeira morte tinha sido registrada ainda no domingo (4), após o encalhe de pelo menos 10 golfinhos. A maioria dos animais foi recolocado na água pela população local. Quando a equipe de biólogos e médicos-veterinários chegou ao local, ainda havia um indivíduo, que foi atendido, mas não resistiu.

Durante a tarde da segunda, mais um golfinho foi encontrado morto na praia de Graçandu, também em Extremoz.


Aumento de encalhes

Dados do Cemam mostram que, entre 1º de dezembro de 2025 e esta segunda-feira, 5 de janeiro de 2026, foram registrados 54 encalhes, envolvendo golfinhos, tartarugas e outras espécies no litoral do Rio Grande do Norte.

No mesmo período do ano anterior, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, foram 29 ocorrências. O aumento é de 25 casos representa um crescimento de mais de 86% nos registros.

Postar um comentário

0 Comentários