Em Monte Alegre, um suposto esquema de desvio de recursos públicos envolvendo contratos de obra superfaturados está em investigação pelo MPRN. A investigação aponta que os valores desviados teriam como destino a campanha de 2018 do deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB), que nega qualquer envolvimento ou conhecimento sobre os fatos. O posicionamento completo do parlamentar está ao fim desta reportagem.
Empresa de fachada bancou contrato com 78% de irregularidades:
Segundo o MP, o esquema teve como base uma empresa registrada em nome de um laranja: Wlisses Rafael dos Santos, beneficiário do Bolsa Família. A Retiro Serviços e Construções EIRELI ME, mais tarde renomeada para Águia Serviços, venceu dois contratos em 2017 com a Prefeitura de Monte Alegre, um para reforma de creche e outro para pavimentação de ruas.
No caso da pavimentação, laudo técnico aponta que mais de 78% do valor total da obra apresenta inconsistências, com materiais abaixo do especificado e indícios de superfaturamento. O dano ao erário foi calculado em R$ 46.593,60.
Cheques sacados em espécie e depósitos para o filho do vereador:
As investigações revelam que o dinheiro pago à empresa era sacado diretamente no caixa do banco, contrariando as diretrizes do Tribunal de Contas para pagamentos por transferência. O MP identificou que um dos cheques foi sacado pelo vereador José Ferreira Luiz, e parte do valor foi depositada na conta de seu filho, Raulison Ferreira da Silva, também denunciado.
Outros saques foram feitos por pessoas próximas ao grupo político, com posterior redistribuição em contas de terceiros. O objetivo, segundo o Ministério Público, era ocultar o destino final dos recursos, que teriam como destino a campanha de Kleber Rodrigues para deputado estadual.
O deputado Kleber Rodrigues afirmou, por meio de sua assessoria, que não tinha nem tem conhecimento sobre a relação entre a Prefeitura e as empresas citadas. Disse que a menção ao seu nome no processo decorre de uma denúncia anônima, sem provas, e reforçou que não é alvo da denúncia apresentada pelo MP.
Fonte: Blog do Dina

0 Comentários