A Prefeitura do Natal prorrogou o prazo para pagamento antecipado do IPTU 2026 com desconto. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial nesta sexta-feira, 09 de janeiro.
“Tivemos as campanhas do Refis, ITIV, as pessoas receberam os boletos em casa antecipadamente o que foi muito positivo. Alguns contribuintes queriam pagar com o desconto de 16%, mas não conseguiram, mesmo cumprindo os requisitos. Por isso, consideramos importante atender esse pleito”, explicou o prefeito Paulinho Freire.
A regra de aplicação do desconto para quem não tinha débito com o município até o dia 30 de dezembro de 2025 segue mantida. A iniciativa contempla a quitação em parcela única e inclui, no mesmo boleto, a Taxa de Lixo e, no caso de imóveis do tipo terreno, a Contribuição de Iluminação Pública (Cosip).
Com a publicação, os contribuintes agora têm até o dia 16 para ficar em dia com Natal. O boleto pode ser atualizado no portal Directa ou através dos canais digitais da Sefin, através do Whatsapp.
Como emitir o boleto
Os boletos podem ser reemitidos pelo portal da Sefin, por meio do site natal.rn.gov.br/sefin, ou pelo portal Directa (directa.natal.rn.gov.br).
Também está disponível atendimento digital automatizado pelo WhatsApp, no número (84) 98786-1990. Basta enviar “Oi”, digitar “IPTU2026” ou o código “116” e seguir as instruções, informando CPF e data de nascimento, no caso de pessoas físicas.
Formas de pagamento
O IPTU 2026 pode ser pago via PIX, em qualquer banco, por meio de convênio com o Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, além de cartão de crédito e canais digitais do Banco do Brasil. Correntistas do BB ainda podem consultar e pagar o imposto diretamente pelo aplicativo, internet banking ou terminais de autoatendimento, sem necessidade de boleto.

0 Comentários