Advertisement

SESAP investiga intoxicação por ciguatera após quatro casos suspeitos em Touros


 Quatro casos suspeitos de intoxicação por ciguatera estão sendo investigados pela Secretaria Estadual da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap). Informações preliminares apontam que os casos teriam sido registradas no dia 7 de janeiro, após o consumo de peixe em Touros, município do Litoral Nordeste. A pasta não confirmou informações de como surgiu a suspeita nem da condição dos pacientes.


A Sesap informou que quatro amostras foram recebidas no Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen) para serem enviadas ao laboratório de referência no Sul do país. Não há previsão para divulgação do resultado dos exames.


Apesar de não haver nenhuma confirmação ainda, os casos continuam sendo acompanhados pela secretaria por meio da Vigilância em Saúde.


Ciguatera


Essa não foi a primeira vez que casos de ciguatera foram investigados no estado. No ano passado, pelo menos 13 pessoas apresentarem sintomas após consumirem peixe em um restaurante de Natal. A principal suspeita era intoxicação por ingestão de uma ciguatoxina, conhecida também como ciguatera.


A ciguatera se dá pela bioacumulação da ciguatoxina no interior dos peixes, que acontece após os animais consumirem algas que contenham a substância.


📝 Fonte: internet 

📸 Kampus Production/Ilustração

Postar um comentário

0 Comentários