Policiais da Suíça prenderam o dono do bar Le Constellation, onde um incêndio deixou 40 mortos e 115 feridos durante festa de Revéillon em 31 de dezembro de 2025. O francês Jacques Moretti, de 49 anos, foi preso preventivamente após procuradores identificarem risco de fuga.
Moretti é investigado por negligência e homicídio culposo — quando não há intenção de matar. Em entrevista ao jornal suíço Moretti no dia 2 de janeiro, o proprietário afirmou que o bar passou por três inspeções nos últimos 10 anos e que “tudo foi feito dentro das normas”.
No entanto, o prefeito da estação de esqui de Crans-Montana, onde ficava o bar Constellation, revelou que a última inspeção de segurança no estabelecimento foi realizada em 2019.
O incêndio começou por volta de 1h30 no horário local (20h30 de quarta-feira pelo horário de Brasília) dentro do bar Le Constellation, que integra o complexo do resort de esqui de Crans-Montana.
O estabelecimento fica próximo à base do teleférico que leva esquiadores às montanhas, tem capacidade para cerca de 300 pessoas e conta ainda com um terraço para aproximadamente 40.
O local recebia uma festa de Ano Novo quando ocorreu uma explosão, seguida de um incêndio que se espalhou rapidamente pelo interior do prédio.
Relatos apontam que o fogo tomou revestimento do teto de madeira em poucos segundos, dificultando a saída do público. Pessoas que estavam próximas ajudaram a retirar as vítimas e improvisaram primeiros atendimentos em estabelecimentos vizinhos.
➡️ metropoles
🤳 Cortesia da Polícia do Cantão de Valais/Reuters

0 Comentários