O bloco mais irreverente e tradicional do carnaval natalense está pronto para dar sua primeira “pinta” do ano: as Kengas realizarão sua animada feijoada-baile no dia 08 (domingo), a partir das 13h, no Sesi Solar Bela Vista, Cidade Alta. A trilha sonora será carnavalesca como manda o figurino, e vai ficar por conta de Rosas na Cartola, Dodora Cardoso e Orquestra do Papão. As camisetas, que dão acesso ao evento, já estão à venda no Bardallo’s Comida & Arte, localizado no centro histórico de Natal.
Além das atrações musicais, o evento contará com o Concurso de Performance Drag, inspirado no tema “Divinas Divas”, que premiará as melhores apresentações com premiação em dinheiro. As drags interessadas em participar podem se inscrever por meio do Whatsapp. O Bloco das Kengas está comemorando 43 anos em 2026, e a feijoada faz parte das celebrações que inicia os aquecimentos para a realização do histórico desfile no domingo de carnaval, na Cidade Alta. A rapper Karol Conka será a atração principal.
O carnavalesco Lula Belmont, criador do bloco, ressaltou a importância da feijoada na agenda das Kengas. “A feijoada-baile é o principal momento de encontro com os foliões que nos acompanham há tantos anos, em um formato mais intimista, além de ser fundamental para arrecadar recursos para o nosso grande desfile”, disse.
Criado em 1983 por um grupo de amigos, o Bloco das Kengas surgiu em frente à Broadway, boate gay pioneira da cidade, na Rua Felipe Camarão. Com trajes extravagantes e acompanhados por uma banda, os integrantes desfilavam pela Rua Vigário Bartolomeu, atraindo multidões e chamando a atenção da imprensa local. Mais de quatro décadas depois, o bloco segue como um importante espaço de expressão artística, celebração da diversidade e acolhimento.
Símbolo da cultura carnavalesca de Natal, o Bloco das Kengas nasceu fazendo história ao unir diversão, arte e inclusão, numa cidade ainda com muito preconceito. O nome fazia alusão ao coco, chamado popularmente no Nordeste de quenga, que tinha o bordão “No carnaval todo coco vira kenga”. O bloco reunia na maioria homens vestidos de mulher ou com fantasias extravagantes, além das travestis. A minoria que se tornava poderosa no carnaval.
Além da irreverência e da “montação” visual, as Kengas também se caracterizam pelas suas madrinhas, que devem ser igualmente glamurosas e fechativas. Uma constelação de estrelas já passou pelo palco das Kengas, entre nomes como Zezé Motta, Monique Evans, Elke Maravilha, Maria Alcina, Cissa Guimarães, Preta Gil, Glória Groove, Baby Consuelo, entre outras. Desde 2013 o bloco parou com os bailes no América, o foco agora é na feijoada dançante.
Feijoada-baile das Kengas 2026. Dia 08 (domingo), às 13h, no Sesi Solar Bela Vista, Cidade Alta. Entrada: R$60 a camiseta. WhatsApp (84) 98826-3889.
Fonte: Tribuna do Norte
Foto: Aldair Dantas

0 Comentários