Advertisement

Eleições suplementares em Itaú RN acontecerão em 17 de maio


 O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) aprovou na sessão plenária de hoje (12), a realização de eleições suplementares em Itaú para o dia 17 de maio de 2026. Os eleitores do município, pertencentes à 45ª zona eleitoral, deverão voltar às urnas para escolher os novos ocupantes dos cargos de prefeito e vice-prefeito após a cassação dos mandatos de seus gestores por abuso de poder político e econômico e prática de conduta vedada.


Francisco André Régis Júnior e Paulo Fernandes Maia, reeleitos prefeito e vice em 2024, tiveram seus diplomas cassados após entendimentos da Justiça Eleitoral de que houve conduta vedada e abuso de poder em dois eventos promovidos pela Prefeitura de Itaú em 2024: o evento “Dia das Mães Itauenses” e o “XVI Arraiá do Zé Padeiro”.


No evento do Dia das Mães, mais de 800 mães foram recebidas com café da manhã e concorreram ao sorteio de cerca de 300 brindes de valor significativo, com forte divulgação nas redes oficiais da Prefeitura e participação direta do prefeito, já então pré-candidato à reeleição.


No Arraiá do Zé Padeiro, o Tribunal entendeu que o show de encerramento do cantor Rey Vaqueiro, contratado por R$ 120 mil com recursos públicos, foi desvirtuado para promover pessoalmente o prefeito, em período próximo às eleições e com grande alcance junto à população.


A decisão também declarou inelegível, por oito anos, o prefeito eleito Francisco André Régis Júnior, em razão da prática de abuso de poder político e econômico, além de conduta vedada nas Eleições de 2024.


📸 Canva/Reprodução/Ilustração

Postar um comentário

0 Comentários