Novo Hospital Municipal de Natal terá que ser construído na Redinha segundo decidiu a 9ª Conferência Municipal de Saúde de Natal.
A 9ª conferência foi realizada pelo Conselho Municipal de Saúde e a Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde, nos dias 25, 26 e 27 de Abril de 2023, no Centro de Convenções do Hotel Praiamar, em Ponta Negra, Natal-RN.
Por três dias seguidos quase 300 delegado(a)s eleito(a)s nos 5 distritos sanitários de Natal, representantes dos segmentos: Usuários SUS, Trabalhadores da Saúde e Gestores da Saúde, analisaram, debateram, melhoram a redação (quando necessário) e aprovaram todas as propostas aprovadas nas 5 pré-conferências de saúde, que aconteceram nos dias 3, 5, 10,11 e 12 também desse abril, em vários locais de Natal.
Entre as aprovações unânimes destacamos as iniciativas populare:
a) Construção do novo hospital geral municipal de Natal, com Pronto Socorro, em novo local, próximo a ponte da Redinha;
b) construção do novo hospital estadual de traumas e DP 1° Crematório em Natal (próximo a av Mor Gouveia); e
c) Construção do Hospital Municipal Veterinário (em local a definir).
Os conferencistas entenderam que os locais escolhidos são mais acessíveis aos usuários SUS e aos servidores da saúde de Natal, são livres de entraves ambientais, e possuem tamanhos e características fisicas suficientes para assimilarem amplas infraestruturas e serviços de saúde, complementando e fortalecendo polos de saúde já existentes, como: Oeste-Sul-Leste e o Norte.
O terreno da Redinha, por exemplo, cabe todo projeto do novo Hospital Municipal pode ser ampliado com um Pronto Socorro e uma Central de Imagens em saúde, entre outros.
O terreno estadual cabe um novo e amplo Complexo Estadual de Saúde e Medicina Legal, na zona oeste de Natal, próximo a avenida Mor Gouveia e as Estações Rodoviária e Ferroviária, incluindo um Hospital de Trauma, o novo ITEP, o 1° crematório Metropolitano, dentre outras infraestruturas e serviços de saúde.
As aprovações de âmbito municipal serão endossadas pelo Conselho Municipal de Saúde de Natal, que dará os encaminhamentos. Já as de âmbito estadual e nacional seguirão pra suas conferências.
Por: Milton França

0 Comentários