O 19 de outubro marca o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita e mobilização mensal dedicada às ações de enfrentamento e prevenção da doença, batizada de Outubro Verde.
Entre as ações previstas no Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais, realiza, no próximo dia 22, a oficina “Debatendo as notificações de sífilis congênita”, tendo como público-alvo os núcleos de vigilância das maternidades de Natal, no intuito de qualificar as informações nas notificações.
No início deste mês, a Sesap publicou uma nota de recomendação, orientando sobre importância da ampla divulgação das informações relacionadas à doença. A nota também é direcionada aos serviços de saúde, tratando da disseminação do tema nas atividades de educação em saúde, bem como a testagem para sífilis e demais infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) sempre que adequado.
Além disso, o programa publicou um boletim epidemiológico da sífilis, com o objetivo de divulgar informações que possam subsidiar o planejamento, a avaliação e execução das ações de vigilância, prevenção e enfrentamento à doença no RN.
O estado, em 2023, notificou 2.928 casos de sífilis adquirida. A transmissão ocorre pela relação sexual desprotegida, pelo contato com sangue contaminado e da mãe para o bebê durante a gestação. As principais formas de prevenção são a testagem regular e o uso de preservativo durante as práticas sexuais, já que a sífilis é uma IST causada por uma bactéria.
0 Comentários