A capital do Rio Grande do Norte, Natal, amanheceu sob uma névoa em vários bairros da cidade, nesta sexta-feira (27).
Em bairros da Zona Sul, moradores registraram horizontes acinzentados. Em Ponta Negra, o cenário de praia e prédios foi encoberto pelo fenômeno.
Segundo o meteorologista da Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte, Gilmar Bristot, o fenômeno foi causado pela evaporação da água da chuva que caiu sobre a cidade na noite de quinta-feira (26).
“Essa chuva depositada sobre o solo evaporou agora com o calor, com a temperatura agora no início da manhã. Essa parcela de umidade que evaporou se elevou na atmosfera e encontrou uma camada de ar com temperaturas um pouquinho menor do que aquela na superfície, fazendo com que essa umidade ela condensasse, virasse partículas de água suspensas na atmosfera”, explicou.
Bristot ressaltou que a concentração de névoa normalmente é maior sobre as áreas com mais vegetação.
“Isso ocorre devido à concentração de umidade que as plantas retém e com a facilidade de evaporar essa água que está depositada sobre essa vegetação. Essa água se eleva na atmosfera, encontra uma camada com temperaturas menores e condensa, fazendo assim a névoa”, ressaltou.
📝 Fonte: Portal g1 RN
📸 Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi/Divulgação
0 Comentários