Uma equipe da Associação de Proteção e Conservação Ambiental Cabo de São Roque flagrou a desova de duas tartarugas-de-pente no início da manhã desta quinta-feira (22), na praia de Búzios, em Nísia Floresta. O acontecimento é raro, segundo a associação, já que a desova de tartarugas marinhas é predominantemente noturna.
“A desova durante o dia é rara e, quando acontece, geralmente está associada a condições específicas, como maré alta em horário favorável e tempo nublado ou chuvoso. As tartarugas marinhas preferem desovar à noite porque encontram temperatura mais amena e estável, o que favorece o desenvolvimento dos ovos e aumenta as chances de nascimento dos filhotes. Além disso, no período noturno há menor risco de perturbações por predadores, veículos ou presença humana na praia”, explicou a educadora ambiental da APC Cabo de São Roque, Sara Dore.
A desova aconteceu por volta das 6h. O voluntário Gabriel Rafael que fazia o monitoramento da área conta que ficou surpreso ao ver as tartarugas desovando naquele horário.
“Foi uma experiência muito especial. Nós ficamos lá observando todo o processo: ela abrindo o ninho, fazendo a desova, tapando o ninho e voltando para o mar. E quando esse processo estava terminando a gente viu que uma outra mamãe estava desovando logo à frente. Foi uma experiência absurda pra gente, não tem nem como explicar só com palavras”, contou Gabriel, que é voluntário da APC Cabo de São Roque.
📝 Fonte: internet
📸 Divulgação

0 Comentários