No próximo domingo, 25 de janeiro, moradores do Bairro das Quintas vão às urnas para eleger nova diretoria do Conselho Comunitário
Os moradores do Bairro das Quintas, na Zona Oeste de Natal, vão às urnas no próximo domingo, 25 de janeiro de 2026, para eleger a nova diretoria do Conselho Comunitário do bairro. A votação acontecerá das 8h às 17h, na Escola Estadual Dr. Graciliano Lordão, localizada na Rua dos Pêgas, s/n, no próprio bairro.
Poderão participar da eleição todos os moradores ou eleitores que votam nas seções eleitorais do Bairro das Quintas, mediante apresentação do título de eleitor e de um documento oficial com foto.
A eleição foi mantida após decisão da 3ª Vara Cível da Comarca de Natal, proferida na última quinta-feira, 15 de janeiro, que determinou a retomada do processo eleitoral, suspendeu os efeitos do ato da Comissão Eleitoral que havia cancelado o pleito em dezembro de 2025 e garantiu a realização da votação na data inicialmente marcada.
Na decisão, a Justiça reconheceu a regularidade da Chapa 3 – União pelas Quintas, assegurando sua inclusão na disputa, após constatar irregularidades na condução do processo eleitoral anterior. O cancelamento havia sido justificado pela Comissão Eleitoral sob o argumento de inexistência de chapas aptas, o que foi afastado judicialmente.
Além disso, a magistrada determinou que a Federação de Natal e Grande Natal das Associações, Conselhos Comunitários e Centros Comunitários (FENAC) assuma a organização e condução da eleição, com poderes para constituir mesas receptoras e apuradoras, garantindo a lisura, transparência e legalidade do processo.
Entenda o caso
A eleição foi inicialmente convocada em 26 de novembro de 2025 pelo então presidente do Conselho Comunitário, após cobrança pública feita pelo morador Vanderson das Quintas, que alertou a comunidade sobre o risco de não realização do pleito. Durante o processo, a Comissão Eleitoral atuou de forma incompleta e indeferiu todas as chapas inscritas.
No caso da Chapa 3, o indeferimento ocorreu sob a alegação de ausência de documentos da candidata a vice-presidente, Cleide Andrade. Segundo a chapa, a documentação deixou de ser emitida propositalmente, o que levou ao ajuizamento de ações judiciais para regularização das contribuições associativas. Mesmo após a regularização e apresentação de recurso, a Comissão manteve o indeferimento e encerrou o processo.
Diante das arbitrariedades, uma nova ação judicial foi ajuizada, resultando na decisão que restabeleceu o processo eleitoral, garantiu a participação da Chapa 3 e confirmou a realização da eleição.
Eleição confirmada
Com a decisão judicial, a eleição do Conselho Comunitário do Bairro das Quintas está confirmada para este domingo, 25 de janeiro, fortalecendo a democracia local e garantindo à comunidade a oportunidade de escolher seus representantes.

0 Comentários