Advertisement

Responsive Advertisement

Mesa Brasil atinge 25 mil toneladas de alimentos doados no RN


 Combater o desperdício e levar comida para a mesa de quem mais necessita. Em atividade há 20 anos no Rio Grande do Norte, o programa Mesa Brasil Sesc atingiu a marca de 25,2 milhões de quilos (25,2 mil toneladas) de alimentos arrecadados e repassados a instituições espalhadas em várias cidades do Estado. Mantido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc-RN), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomercio-RN), o programa já beneficiou diretamente 3,2 milhões de pessoas no RN.


Interlocutores do programa, especialistas em segurança alimentar e instituições beneficiadas apontam que o programa tem impactos sociais significativos, uma vez que milhões de famílias no Estado são afetadas com a falta de comida na mesa.


Segundo o IBGE na última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), o RN possui 167 mil pessoas em situação de insegurança alimentar grave e outras 261 mil pessoas em insegurança alimentar moderada, totalizando cerca de 420 mil pessoas. A escala utilizada pelo Instituto considera insegurança moderada quando as pessoas da família precisam diminuir a quantidade e qualidade da alimentação e pular refeições pela falta de alimento. Já quando há insegurança grave, as pessoas chegam a ficar sem nenhuma comida por um dia ou mais. Na insegurança alimentar grave, a privação do alimento atinge também as crianças.


“O Mesa Brasil entrou em contato com instituições e empresas onde havia desperdício de alimentos e fez essa ponte: recolhendo esse produto e repassando para instituições que têm esse viés de combate à fome por meio da alimentação”, explica Ivanaldo Júnior, diretor de Programas Sociais do Sesc-RN.


#TribunadoNorte 


Postar um comentário

0 Comentários